sábado, setembro 26, 2009

Você tem preconceito!



As imagens acima sugerem de imediato uma reflexão acerca do racismo. É escancarada a intenção de Toscani em nos mostrar que o racismo é uma construção social. Chega a ser agressivo de tão óbvio que nos é a percepção de que as crianças não nascem racistas, muito menos superiores umas às outras em decorrência da cor da pele. Elas são condicionadas, ao longo da vida, a interiorizarem o racismo refletido pelas outras representações encontradas na sociedade, nos adultos, e, posteriormente, nelas mesmas.
Na primeira foto temos duas crianças sentadas em seus respectivos pinicos, em posição de igualdade, se descobrindo, compartilhando o mesmo espaço, enxergando em si quase um reflexo. Um dos meninos coloca a mão em sua boca e na boca do outro menino como se dissesse: “olha, você tem uma boca igual à minha!”. É a representação do equivalente. Já na segunda foto temos uma das crianças representando um anjo e a outra um demônio. É o reflexo da relação de divinização e demonização da cor da pele em que a criança “branca” representa o que é bom, puro, divino, iluminado, e a criança “negra” representa o que é mau, sujo, impuro, obscuro. É como se Toscani colocasse à prova a nossa Inteligência. “Será que você não vê que essas crianças são iguais e que a cor da pele não lhes altera o caráter ou a dignidade? E que amanhã essas crianças serão os novos adultos? Até quando vamos disseminar esse preconceito?” É muito interessante a forma como chama o “consumidor” a refletir e sugere o rompimento dessa odisséia. A Benetton é famosa pela forma como faz suas “propagandas/campanhas”, de maneira crítica, quase que imperceptivelmente “vendendo” o seu produto. O fato é que, além do politicamente correto, ou da propaganda pura e simples, muitas vezes medíocre, encontrada cotidianamente, a Benetton transgride com campanhas como essas. Toscani aciona questões como racismo, AIDS, conflitos étnicos em suas imagens e provocando as mais diversas reações aos que passam pelos outdoors ou vêem em revistas as suas fotos.
(Equipe: Ana Míria, Salete, Talita,Cristiano,Sheila e Viviana)

Um comentário:

  1. Bom Trabalho, turma. Sempre estamos rodeados desses "textos" e nunca pensamos n efetividade do efeito da propaganda e de sua relação com o controle da sociedade através de estratégias complexas e argumentativamente elaboradas...
    Milena

    ResponderExcluir