domingo, novembro 08, 2009

Vinte anos da queda do muro de Berlim

Amanhã, dia 9 de novembro faz 20 anos que caiu o muro de Berlim. Eram 155 km de muro a dividir um país, a Alemanha, em Ocidental e Oriental. Erguido na madrugada de 13 de agosto de 1961, pegou os alemães de surpresa, impedindo que quem estivesse de um lado retornasse para o outro. Terminou separando pessoas de uma mesma família de modo autoritário e irracional. Muitas pessoas morreram (80 identificadas), 112 ficaram feridas e outras milhares foram aprisionadas, na tentativa de passar do lado oriental (comunista) para o ocidental (capitalista). O muro era vigiado por soldados e por cães treinados para matar.
Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou

9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs, mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase tudo da estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.


Há um filme que narra partes dessa história: Adeus, Lenin! conta a história de uma família que vive na Alemanha, durante o episódio da queda do muro de Berlim.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário