domingo, novembro 29, 2009

RESENHA





João Alexandre em “Do outro lado do mar”



Depois do bem sucedidos discos: Familia (2005) e É proibido pensar (2007), João Alexandre estréia o álbum: “Do outro lado do mar”. O novo disco do João Alexandre conta com uma equipe de grandes músicos. Destaque para Helio Delmiro (guitar), Abraham Laboriel (baixo), Rique Pantoja (teclados) Rildo Hora (gaitista), Ademir Junior (saxofone), Leonardo Gonçalves (Voz) e Felipe Silveira (Seu filho) Que ficou responsável pelos arranjos e produção do álbum.

“Do outro lado do mar” é um disco que sintoniza carinho pelo sertão, fala de sua paisagem, conta sobre sua musica e a viola que assume papel importante na ligação do sertanejo com Deus “(...) E canta pra aquele que criou os céus (...). E canta pra aquele que criou o luar (...) como é bonito o seu cantar voz e verso pelo ar, poesia da alma” (trecho tirado da musica “Debruçado na porteira”)

Explorando a poesia e sonoridade calmas vestidas de musicalidade e intenso trabalho na confecção da estrutura harmônica, melódica e rítmica presentes em suas canções, João Alexandre vai direcionado o disco e em cada letra se encontra uma mensagem rica em argumentos, agarradas como dois corpos em um, a uma estrutura musical admirada por grandes intérpretes, compositores e instrumentistas espalhados pelo mundo.

Na música “Folião” uma machinha (faixa cinco do disco) João Alexandre discute a idéia da efemeridade humana, da sua pequenez perante o grande criador “(...) Brinquei demais e quis morrer, risos passageiros, falsas alegrias, lágrimas, angústias, tristes fantasias (...). Hoje eu sei de fato o que é brincar e sorrir- tudo é mais bonito e nada mais seduz do que ter na vida alguém como Jesus traz a esperança, vida eterna e confiança em seu imenso amor”

João Alexandre que desde 1984 vem contribuindo para a evolução da musica popular brasileira com sua facilidade em juntar harmonias jazzísticas a melodias que misturam o erudito e popular á um rítmica composta que foge dos padrões simplórios, no disco “Do outro lado do mar” João Alexandre trouxe uma equipe de instrumentistas que despertou o sorriso em muitos ouvidos e acalorou muitas caras e mentes amantes da boa música. Helio Delmiro faz um improviso espetacular na música “Sendo criança” (Vale lembrar que Helio Delmiro foi endeusado na terra do jazz nos anos 80. O maior guitarrista de jazz do país.
Já na musica “Quem diz a verdade” aparece o extraordinário baixista americano Abraham Laboriel e um dos mais estudados cantores da musica soul no País, Leonardo Gonçalves. A música ainda conta com a presença dos arranjos swingados do Felipe Silveira que teve uma participação imprescindível no disco inteiro. Ademir Junior, um das maiores novidade de músicos de jazz do País, faz um improviso alá
Michael Brecker na musica “gotejar” (O Ademir é um fera utilizando os modos gregos nas frases de jazz)
Esse ano fez vinte cinco anos do primeiro disco lançado pelo João “contraste (1984)” e de lá pra cá foram gravados 14 discos. “Do outro lado do mar” é mais um grande disco do extraordinário mestre das cordas, do pássaro livre que traz no ar poesia e canções que
Despertam um sorriso vivo na face clara do dia. Discão!




WELLDONJORBERT- 29 DE NOVEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário