domingo, outubro 04, 2009

LUTO NA ARTE- MORRE MERCEDES SOSA

MORRRE MERCEDES SOSA






Esse ano, o mundo da arte perdeu alguns representantes insubistituíveis.Há pouco tempo, morreram Pina bausch,( Uma das artistas mais famosas e revolucionária da dança moderna, ela influenciou dançarinos do mundo todo.);Augusto Boal (uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional) e Michael Jackson, um monstro de criatividade. Os artistas citados foram temas de discurssão em algumas disciplinas que cursei no semestre passado (No curso de artes interdisciplinar ),inclusive a Cantora argentina Mercedes Sosa,Que morreu hoje .



Fui apresentado a arte de Mercedes sosa numa tarde de sexta-feira. Indisposto a ver a aula, já estava me retirando da sala, quando a professora falou com essas palavras “Eu trouxe algo divino pra vocês, meu alunos!.(...) Um vídeo maravilhoso de uma artista de altíssimo nível(...) Mercedes foi a "voz" dos exilados durante a última Ditadura Militar (1976-83). (...). É também uma conhecida ativista política de esquerda.(...). A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas”



Resolvi prestar atenção na aula e na música da Mercedes Sosa. Parecia interessante sua tragétoria politica,havia poesia nas canções e uma voz linda tomava os meu olhos,aguçava os ouvidos,invadia a pele e domava a vontade .Percebi que estava diante de uma artista especial ! uma artista que usava a arte para o bem,que doava a sua musica e o seu sucesso conquistado com sangue e e militancia diaria com “gracias a la vida” para um projeto revolucionario social . Uma “La negra” (Como era chamada) que contestava o sistema político imperialista, que durante o processo histórico se aproveitou do poderio ideológico e muitas vezes usou a violência física para impor domínio sobre um povo indefeso da America latina . Notei que estava diante de uma cantora linda ,que apesar de idade avançada, seguia produzindo muito bem.Aberta a novos propostas musicais,uma cantora moderna e de fina concepção musical. Ao término, fui para casa feliz! baixar na internet ,os videos e discos da Mercedes Sosa.



Dona de um timbre grave e bem afinado,usou muito bem as técnicas vocais e sabe como lhe-da com o publico no palco.


Em 4 outubro de 1970, uma overdose de heroína matou a nossa Janis Joplin uma das maiores lendas da história do rock e do blues. Hoje uma doença hepática complicada por problemas respiratórios matou uma representante de honra na luta Latino- americana contra a opressão imperialista , uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana, e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Hoje, a saudade por Mercedes me mata!







Neste ano, ela lançou um disco em dois volumes denominado "Cantora", em que canta em parceria com artistas como Joan Manuel Serrat, Caetano Veloso e Shakira, razão pela qual estava indicada a três prêmios Grammy Latino.


Welljorbert -04 de outubro de 2009

Jorbert, que bom que nesse dia deu tempo de você perceber o que iria perder saindo da sala.
Adorei, bebi suas palavras e me emocionei. Agora vou assistir o vídeo.
Obrigada garoto, você é DeZ!

Salete

6 comentários:

  1. Esse texto eu trouxe de outro trabalho que não tem nada haver com essa matéria de Milena, mas achei que deveria compartilhar esse texto com vcs!Afinal. Esse é um momento único..Umas das maiores artistas latino-americana se foi hoje..
    A maior parte da turma deve ta lembrando do vídeo que a professora de contemporaneidade no primeiro semestre, Edlene Matos, mostrou... É o mesmo vídeo pra quem quiser lembrar.
    Comentem galera!
    Mais uma grande artista que se vai.... fui

    ResponderExcluir
  2. Tem, sim, a ver com a nossa aula. Tudo é texto, é leitura, é conhecimento. Eu fiquei muito triste, além da importância na música latina, Mercedes tinha uma personalidade incrível e uma sensibilidade combinada ao sentido político fascinante. O Canto Nuevo é um dos gêneros que mais gosto na música.Valeu pelo post!!!
    Milena

    ResponderExcluir
  3. vlw ,Milena...pelo menos alguém se interessou pelo texto...
    meu objetivo é proporcionar um pouco de graça na leitura de cada um sobre o que escrevo.Esse é o sentido pelo qual investir uma hora e 10 minutos do meu dia escrevendo esse texto..
    e Pra quem viu,espero ter contribuído com alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Gostei Jorbert,
    amo Mercedes desde minha primeira adolescencia,
    fiquei muito triste,
    "meu unicornio azul se me perdió",
    mas tenho certeza que ela segue "cantando al sol como la cigarra después de un ano bajo la tierra"
    ...Y EN NUESTROS CORAZONES SEGUIRÁ CANTANDO.
    NAMASTE Viviana

    ResponderExcluir