terça-feira, outubro 20, 2009


Campanha com dublê de Hitler.
29 09 2009

hitler“AIDS é um assassino em massa”

O que você acha dessa peça publicitária?

Em um quarto pouco iluminado, um casal tira a roupa e começa a fazer sexo. O que parece ser um típico comercial de roupas íntimas muda totalmente quando a câmera mostra o rosto do homem, no momento do clímax, e revela se tratar de Adolf Hitler. O comercial polêmico termina com a frase “AIDS é uma assassina em massa”, e, segundo os idealizadores como objetivo fazer assustar jovens, ao associar a doença ao ditador alemão, para fazer com que eles usem preservativos, conta o “Telegraph”. O vídeo está disponível no YouTube, com o nome “Aids is a mass murder”.

Embora num primeiro momento ela possa parecer apenas criativa, basta uma reflexão mais crítica para percebermos o quanto ela é ofensiva e carregada de discriminação.

Uma atividade sexual que não ilustra o uso do preservativo; o HIV é representado por um ser humano (independente do quão ruim este tenha sido, é um ser humano). Qual seria a pauta da campanha? O medo do portador? A criminalização da transmissão? Então qualquer pessoa que conviva com HIV/AIDS pode ser relacionada ao genocida?

… o tempo nos ensina que campanhas baseadas no pânico não contribuem para educação e tampouco mudança comportamental.

“A campanha foi planejada para sacudir as pessoas, para colocar o tema Aids em primeiro plano e para inverter a tendência de ter relações sexuais sem proteção”, explicou a agência responsável pela peça.

Dá até para entender o objetivo dos publicitários. Maaaaas, o imaginário popular promoveu Hitler até mesmo à “personificação” do demônio. ( Não quero defende-lo, jamais!) Por isso, colocá-lo em campanhas publicitárias implicará sempre insulto à humanidade. Enfim, a campanha não surtiu o efeito desejado.

* Para saber mais acesse: www.aidsufba.wordpess.com

(Déia Moro)

2 comentários:

  1. Concordo, acho que no fundo, por como funciona a midia, acaba se fazendo propaganda dele e o aidetico fica sendo demonizado.Além do que, deveria se evitar de divulgar a figura do lider nazista, por respeito à humanidade.
    Viviana

    ResponderExcluir
  2. Gentee! Eu jamais havia visto essa campanha... complicado o tema da imagem...
    Milena

    ResponderExcluir